O BMW M3 é uma festa para os olhos e um prazer para quem guia
A quarta geração do modelo, lançada em setembro do ano passado, durante o Salão de Frankfurt, pode se gabar do virtuoso motor V8 para atrair os ricos -- embora nem sempre criteriosos -- consumidores do segmento. Esse é o primeiro motor oito cilindros da linha M, a preparadora esportiva da BMW. É um propulsor que ronca bem alto: os 420 cavalos rugem com força total a 8.500 rpm, e o torque máximo é de 40,8 kgfm a 3.900 rpm. Com esse "brinquedo", o M3 faz de zero a 100 km/h em 5,1 segundos, e atinge a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
ÁLBUM DE FOTOS |
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O M3 traz de série elementos necessários em um carro deste segmento. Airbags frontais, laterais e de cortina; assentos dianteiros elétricos e traseiro rebatível; controle de cruzeiro; computador de bordo; faróis bixênon e de neblina, entre outros equipamentos.
Os rivais
O cupê disputa mercado com outros modelos igualmente instigantes e fruto de divisões esportivas de outras marcas alemãs que prometem mais rapidez nas arrancadas. É o caso do Mercedes-Benz C63 AMG, com motor 6.2 V8 de 463 cv e torque de 62,5 kgfm, que sai da imobilidade para os 100 km/h em 4,5 segundos, segundo a marca da estrela. Ainda mais rápido promete ser o Audi RS4, que precisa de 4,2 s para a mesma performance com seu propulsor 4.2 V8 de 420 cv e 43,9 kgfm.
Todos também têm 250 km/h como limite de velocidade. No preço, não se emparelham tanto. O M3 é fabricado na unidade de Regensburg, na Alemanha, e é vendido em terras brasileiras por R$ 480 mil. O RS4 custa próximo: R$ 481.800. Já o C63 AMG fica mais "em conta". Sai por US$ 195 mil (aproximadamente R$ 324 mil). Os preços em reais são os equivalentes pela conversão, e não levam em conta impostos e outros custos de importação. (por Bernardo Feital)