Motores começam a roncar para a 17ª edição das 500 Milhas

Os motores começam a roncar no Autódromo Internacional Ayrton Senna esta semana nos treinos preparatórios para a 17ª Edição das 500 Milhas de Londrina. A competição, que terá largada no sábado (13), às 16h00, começa a receber pilotos de diversos estados do país que prometem pisar fundo em busca de um lugar no pódio da prova. Estão confirmados pilotos de São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná, incluindo o prefeito da cidade de Curitiba, Beto Richa, entre outras feras do automobilismo.

Quem não agüenta mais esperar para ver os carros na pista, pode assistir os treinos a partir desta quinta-feira (11). Neste dia, serão realizados dois treinos livres divididos em dois horários, das 10h às 12h e das 13h às 16h. Já na sexta (12), os pilotos correm para valer nos treinos oficiais, a partir das 10h, definindo o grid de largada. Os participantes ainda terão uma oportunidade de melhorarem seus tempos na sexta à noite, das 20h às 22h, em um treino classificatório para todas as categorias, em que os pilotos podem fazer os últimos ajustes nos carros, incluindo dos faróis para a parte noturna da prova. "Diversos corredores estarão aqui em Londrina já nesta quarta. Lembrando que a entrada para os treinos é gratuita", explica Daniel Procópio, um dos organizadores do evento, ao lado de Beto Borghesi e Aloysio Moreira.

A 500 Milhas é dividida em seis categorias: grupo I - força livre (liberado para todos os tipos de carro, exceto caminhões e camionetes e fórmulas), grupo II - protótipos nacionais até 2000 cilindradas, grupo III - força livre turismo acima de 2000 cilindradas, grupo IV - força livre turismo até 2000 cilindradas sem turbo compressor, grupo V - marcas e finalmente o grupo VI - speed (fusca). Dos grupos I ao IV, o uso de combustível é livre, já nos grupos V e VI é obrigatório a utilização de álcool.

Atrações também fora das pistas

No dia da prova, atrações não vão faltar dentro e fora das pistas do autódromo londrinense. Enquanto os carros não vão para o grid de largada, a criançada vai poder se divertir no espaço recreativo com brinquedos radicais, fazer um lanchinho na praça gastronômica ou ainda assistir ao show de pára-quedismo. Ainda antes da prova, o público vai poder também apreciar os carros modificados no Campeonato Brasileiro de Som, Tuning e Rebaixados e ver o desfile de carros antigos, com grandes relíquias de colecionadores londrinenses.

E as atrações não param por aí. A partir das 21h00, cinco bandas de diferentes estilos musicais sobem ao palco trazendo muita música durante a competição. Para finalizar, a festa do pódio com os vencedores: os dez primeiros colocados da classificação geral, os cinco melhores de cada categoria e os preparadores dos carros vencedores da corrida.

Os ganhadores de cada um dos seis grupos podem ainda, além de levar os troféus para casa, gravar seus nomes no Troféu Permanente das 500 Milhas, como nas famosas provas de Indianópolis e Daytona, nos Estados Unidos.

Ingressos

O valor da entrada da 17ª Edição das 500 Milhas é de R$ 5,00( inteira) e R$ 2,50 ( meia-entrada). Os ingressos serão vendidos no dia da prova, nas bilheterias do autódromo, das 10h às 23h.