Competição reúne super sons automotivos

Domingo foi de muito barulho no Parque dos Tanques, em Porto Velho, durante a 3ª edição do Campeonato de Som Automotivo e Rebaixados na Capital. O coordenador do evento Carlos Ferraz, mais conhecido como Zeca, disse que os inscritos disputaram em quatro categorias de som, sendo de 8 alto falantes, 6, 4 e disputa livre. Ele explica que na disputa livre o candidato compete com o carro que quiser, até os que têm mais alto falantes que o dele. Zeca conta que o som será medido por um aparelho chamado RDA que irá aferir os decibéis dos competidores. “O último vencedor chegou a 150 decibéis foi o melhor som que tivemos” aponta.
Para os rebaixados, a medição é feita através de uma trena especial chamada paquímetro. A competição é dividida em duas categorias, os de aro 13 e aro 14. “A medida é tirada na coluna do carro, o que estiver mais perto do chão, mas sem arrastar ganha, já teve gente que chegou a 1 cm de distância e foi o recorde até agora” destacou.
O evento contou ainda com apresentações de grupos de dança, como rap e hip hop que distraíram o público entre uma competição e outra, a animação ficou por conta do DJ Pé Quente. Houve ainda apresentações na área da moeção, parte em que alguns carros fazem números como zerinho, cantam pneu, queimam, fazem fumaça e estouram o pneu.
O coordenador aponta que a atração principal do dia foi o sorteio da Fiorino Cala Boca. “É a mais cobiçada e potente do Estado, o som dela é perfeito, totalmente limpo e conta com 16 alto falantes, a galera pira quando ela chega. O carro é muito usado para fazer festas, publicidade e trabalhos de som” disse. A cartela para o sorteio custou R$ 50,00 e continha um número que seria sorteado, o veículo foi entregue na hora já com o tanque cheio.
O evento contou com 30 seguranças que foram contratados pela equipe de organização, além do policiamento da PM, cerca de 40 pessoas trabalharam para organizar o torneio. A meta dos organizadores era atingir um público de mais de três mil pessoas. “No último fizemos uma média de três mil visitantes, tanto da cidade quanto os que vêm do interior” complementou. O autônomo Erasmo Lopes de 41 anos veio do distrito de Mutum Paraná, diz que é a primeira vez que vem a um campeonato na Capital. Ele conta que tem o carro aparelhado com som de alta potência, mas não disputa porque ainda faltam alguns acessórios. “Meu som ainda não chega aos decibéis mínimos, vou equipar mais um pouco para participar da próxima disputa” comentou. Erasmo disse que já gastou R$ 3 mil no equipamento e isso ainda é só o começo. “Já até perdi um pouco de audição por causa do som do meu carro, quando ligo gosto de ouvir bem alto, sou apaixonado por som, mas respeito o horário e locais permitidos” finaliza.